O blog da Lari

Diário, Vida na Irlanda

Autumn mood

_MG_6363-Edit2
How is it that Autumn feels like everything is ending, yet everything is beginning, all at the same time? Para ler ouvindo: Sandy & Junior – As quatro estações :P Brinks. Eu achava que fazia meses que não aparecia aqui no blog, mas nem faz tanto tempo assim. Esse é o sentimento dos últimos tempos na verdade, os dias vem se arrastando, parecem tão devagar e da mesma maneira sinto que o ano já foi e que foi meio esquisito na verdade. Passei as últimas semanas tentando organizar burocracias, organizar a vida, etc. Mas não vim falar sobre isso! Não sei se já comentei aqui, mas uma coisa que acho bem interessante na Irlanda, e na Europa em geral, é que as estações do ano são bem definidas. E quando digo isso, não é somente que no verão faz calor e no inverno faz frio, mas é engraçado como de uma semana pra outra o clima já muda totalmente. Duas semanas atrás não tinha uma folha sequer no chão, ainda dava pra sentir o calorzinho do verão. Hoje a cidade toda já está laranja e amarela, as folhas caindo, aquele vento gelado batendo no rosto que anuncia a chegada do inverno. E eu tenho mixed feelings em relação ao inverno. Ao  ...

Diário

Preconceito contra imigrantes

Alguns acontecimentos recentes tem me feito refletir bastante sobre esse tema. Antes de mais nada, que fique bem claro que eu nunca sofri nenhum tipo de preconceito desde que vim morar na Irlanda. Mas isso não significa que eu não tenha presenciado ou ouvido histórias não tão felizes como a minha, o que ajuda a dar uma desanimada, sim. São notícias nos jornais nacionais, posts em grupos de estrangeiros no Facebook, comentários aleatórios que as vezes nem são feitos por mal, mas tem aquele fundinho preconceituoso. Um tempo atrás comentei no Twitter que a coisa que menos gostava em morar aqui, é a sensação de que sempre seremos os estrangeiros. Não importa o que se faça ou deixe de fazer, fora todo o stress com vistos e imigrações, ainda sempre vai ter gente achando que estamos aqui por vários motivos, pra roubar emprego, pra pegar marido dos nativos, etc, etc, etc. Vindo de um país tão multi-cultural como é o Brasil, é difícil de entender como as pessoas ainda tem esse tipo de atitude contra estrangeiros, colocando todos no mesmo saco da nacionalidade, sei que não ficamos atrás quando tratamos de bolivianos, haitianos e  ...

Viagens

London, baby!

Processed with VSCO with se3 preset
O post de Edimburgo eu terminei falando que iria de ônibus pra Londres, né? Pois é. Eu achava que já que já tinha viajado a Bolívia de ônibus, passar 8h na estrada na Europa seria fichinha. Coitada de mim. Pra quem acha que as coisas aqui são infinitamente melhores que no Brasil, fica a dica, as vezes, nem tudo. Na verdade, até maio desse ano, dava pra fazer esse trajeto que fiz em um ônibus especial em que tinham camas dentro! Mas aí reza a lenda que essa ideia foi um fracasso e tiraram o tal ônibus de circulação. Daí lá vai dona Larissa, 9h dentro de um ônibus lotado, perto do banheiro, congelante, que mal dava pra esticar as pernas e poltrona malemá reclinava. Eu e minha coluna de 29 anos chegamos destruídas em Londres, as 8 da manhã. A empresa que viajei é a National Express, consideravelmente mais cara que a Mega Bus, e creio eu, se não igual, até pior. Ainda no ônibus, eu bem que queria ir sentada sozinha, mas como tava bem cheio, já tava sem esperanças. Comecei a rezar pra pelo menos alguém legal sentar ao meu lado, uma moça se aproximou e se ajeitou e disse que se eu quisesse levantar, era só acordar ela. Reconheci o  ...

Vida na Irlanda

Dublin: Dalkey

dalkey05
Então que eu espero meses e meses pelas minhas férias, e quando elas finalmente chegam eu passo minhas manhãs dormindo pois fiquei acordada até tarde vendo Youtube. Mas dessa vez eu decidi fazer diferente, eu decidi explorar e conhecer pelo menos um lugar que ainda não havia ido por semana. Eu já tava com a ideia de ir pra Dalkey, aí a Taís aparece me convidando no dia anterior #coincidências Então hoje de manhã fomos dar uma volta por lá: uma vila com muita história (viking!) que fica no sul de Dublin, mais ou menos 30 minutos de trem do centro. É uma região famosa pois várias pessoas da mídia, tipo o Bono do U2, são conhecidas por terem casas lá. Dalkey tem um quê de conto de fadas, cada cantinho é tão único, cheio de detalhes, tão preservado, é incrível! Ao chegarmos lá, fomos para o Coliemore Harbour, que eu já havia visto no filme Sing Street, e que se você não conhece, por favor, vá assistir já! O harbour é bem pequeno, mas não deixa de ser fofo com seus barquinhos coloridos, e de lá pudemos assistir as focas, pelo binóculo, do outro lado lá na ilha de Dalkey, tomando sol! Depois fomos andando pela rua principal, e fui  ...

Viagens

Edinburgh, Scotland

2017-07-04-04.14.18-1
Eu sumo mas eu volto, ao menos estou mantendo a contagem de um post por mês. :P Então que finalmente fui viajar, yay. Tava ficando louca que nao saía da Irlanda tinha mais de um ano (minha última viagem foi pra Espanha, em abril do ano passado), daí juntei a fome com a vontade de comer ~risos~: uma promoção de passagens da Ryanair pro Reino Unido, mais duas semanas de férias e acabei comprando passagem pra Escócia e Inglaterra. O que chega a ser engraçado já que mesmo morando aqui na Irlanda há dois anos, e sendo tão pertinho, nunca tinha ido. É meio difícil escolher um destino já que são tantas opções e uma lista infinita de lugares que quero conhecer (e tão pouco dinheiro), mas como essa seria minha primeira viagem totalmente sozinha, achei legal ser pra dois países que eu domino a língua e por ser perto, se desse alguma merda eu voltava pra Dublin em um voo de 40 minutos. Então meu roteiro ficou assim, dois dias e meio na Escócia e dois dias em Londres. E hoje vou contar as coisas que fiz na Escócia. :D Escócia (em escocês: Scotland; em gaélico escocês: Alba) é um dos países do Reino Unido e cobre o terço norte da ilha da  ...