Mochilão - América do Sul, Viagens

Bolívia: La Paz e Chacaltaya

(Esse post vai ficar gigante…)

De Cuzco para La Paz são mais ou menos 11h horas de viagem. Você precisa se certificar bem que o ônibus vai direto, é que é o MESMO ônibus a viagem toda, pois têm muitas empresas que vão parando nas cidades ao longo do Titicaca, ou que chegam na fronteira e trocam de ônibus.

O ônibus saiu por volta de umas 21h e eu dormi praticamente a viagem toda, aleluia! Só acordei de manhãzinha quase perto da fronteira. Fronteira essa que eu estava cagando de medo de passar, li muitos relatos sobre extorsão ao turista, de pegarem grandes quantidades de dinheiro, e né, nosso dinheiro estava quase no fim. Quando chegamos lá, o motorista manda todo mundo descer e fazer o processo, e ele passa com o ônibus vazio e te espera do outro lado. Pra resumir a história toda: nosso motorista era um estúpido, a fronteira uma zona, muita gente querendo passar ao mesmo tempo e demorou umas duas horas pra gente conseguir fazer o processo todo! Acontece que do nosso bus só faltava a gente, e o cara começou a discutir comigo, primeiro em espanhol e depois em quéchua, querendo que eu fosse pedir ($$$$) pro guarda aduaneiro me deixar passar e ele poder seguir viagem, HAHAH, olhazideia!

Chegamos em La Paz por volta da 13h, pegamos o táxi até o hostel, que segundo o booking.com era próximo do centro e de próximo não tinha nada, mais essa. Nossa estadia em La Paz seria super rápida, dois dias somente, e meu principal objetivo era conhecer a montanha Chacaltaya! Chegando no hostel, o “dono” nos disse que ele mesmo poderia agendar o passeio pro dia seguinte, então fiquei tranquila e fomos almoçar. Quando voltamos ele veio com uma história que não tinha mais vaga em agência nenhuma, e que ele poderia fechar outro passeio… Aí saímos correndo pro centro pra fechar com alguma agência, e realmente, tinha algumas que não iam sair porque tinha nevado muito na noite anterior, mas outras iam, e decidimos fechar com uma lá mesmo: Diana Tours. O tour incluí o Chacaltaya + o Vale da Morte.

chacaltaya01

chacaltaya02

chacaltaya03

chacaltaya35

Bom, La Paz é uma zona, como qualquer capital. Muita gente, preços normais, etc… Nesse dia também conhecemos um pouco do mercados das bruxas, algumas barraquinhas que vendem especiarias e fetos de llamas e outras animais, tudo pra fazer sua mandinga, haha.

O passeio saiu cedinho, nosso guia, o Victor, um boliviano super animado, HAHA. Fez a gente se apresentar pra turma, tinha galera da Inglaterra, Irlanda, Alemanha e Estados Unidos! Começamos a subir a montanha, e como tinha muita neve, a van não tava aguentando… O Victor e o motorista tentando fazer uns calços pra ver se a van subia, e a gente morrendo de medo já, do negócio de despencar com toda a turistada dentro, HAHA. Nossa, tô rindo agora mais na hora foi super tenso. Foi quando decidimos todos descer e subir a pé até o pico.

Pra quem não conhece, o Chacaltaya é uma montanha nevada de 5.300m de altitude, já foi uma das estações de ski mais altas do mundo, mas hoje está desativada pois quase não neva mais, devido ao aquecimento global. :/ Na verdade, demos muita sorte, pois as chances de pegar neve na época que fomos são quase nulas! Imagina minha felicidade de ver neve pela primeira vez na vida, hahaha. #pobrezas

Bom, decidido que todos iríamos a pé, Victor nos pergunta se a gente prefere pegar um “atalho”, que seria bem mais rápido, claro que o bando de tonto que a gente é, preferiu, e claro que esse atalho era uma bosta, HAHA. Pois só tinha neve e pedra, imagina a combinação disso num morro cada vez mais inclinado junto com a altitude. Era horrível caminhar, a cada um passo eu parava pois já estava sem ar e o grupo foi se distanciando. Eu realmente parei por um momento e pensei em voltar, não dá nem pra explicar a sensação que foi essa montanha pra mim. Mas decidimos continuar e tentar chegar no topo (onde tem um café hoje em dia).

chacaltaya36

chacaltaya37

chacaltaya38

chacaltaya39

chacaltaya40

chacaltaya41

chacaltaya42

chacaltaya43

chacaltaya44

chacaltaya45

Depois de muito tempo conseguimos, e realmente, estar num lugar desse compensa qualquer coisa ou perrengue. A Bolívia me surpreendeu muito, foi o país que mais gostei de visitar do mochilão todo, e morro de saudades. Quanto a neve: passamos mais frio no deserto, haha, o problema mesmo é o vento.

Último dia de mochilão, dia de comprar os presentes que faltaram, arrumar as coisas e dizer adeus. :( Para voltar, pegamos um vôo de BOA de La Paz para Santa Cruz e de lá nosso vôo para o Brasil.

chacaltaya46

chacaltaya47

chacaltaya48

chacaltaya49

chacaltaya50

chacaltaya51

Espero que tenham gostado desses posts. Claro que ficou muita coisa de fora, porque né… Mas pretendo ainda fazer posts sobre algumas dicas e valores, vocês gostariam?

3 Comments

  1. Leon Santiago

    September 8, 2014 at 3:49 pm

    muito foda os posts. vou lendo e vai batendo aquela tristeza hahahaha, mas acho que já li cada um umas 10 vezes!

  2. Julie Fernanda Hernandez

    September 8, 2014 at 4:31 pm

    Ai, essas suas fotos, essas suas dicas… <3

  3. Lidyanne Aquino

    September 11, 2014 at 5:58 pm

    Já pode comprar passagem e seguir o roteiro? <3 Depois de chegar um pouco mais perto dos Andes eu fiquei apaixonada por montanhas. Deu coceirinha de conhecer essa, tô babando nas fotos ~:

Leave a Reply