Vida na Irlanda

Claddagh Ring

Eu não lembro aonde li sobre o Claddagh ring, faz um tempo, até tentei achar aqui mas não consegui. Fiquei com isso na cabeça, e sabe quando você nunca reparou em algo, mas uma vez que repara começa a ver a mesma coisa em todos os lugares? Foi isso que aconteceu. E aí comecei a achar bonito o significado e acabei ganhando um de Natal.

O Claddagh na verdade é um símbolo celta composto de três elementos: as mãos, a coroa e o coração. As mãos representam a amizade, o coração representa o amor e a coroa por sua vez representa a lealdade. O primeiro anel que se tem conhecimento foi fabricado no século 17 na vila de Claddagh, em Galway, costa oeste da Irlanda. Não se sabe exatamente a origem do símbolo, alguns dizem que tem origens italianas, mas a mais famosa diz que um ourives inventou o design que é usado até hoje. A história conta que ele foi raptado por piratas da Argélia e levado pra lá como escravo, mas um de seus donos também era um ourives e então lhe ensinou como fazer o anel que ele tinha imaginado. Nesse meio tempo, o rei Guilherme III mandou uma tropa para resgatar europeus que haviam sido sequestrados, e quando finalmente ele retornou para casa, deu o anel de presente para o rei.

_MG_7186

Hoje em dia existem várias formas de usar o anel, e ele também pode ser usado por amigos e não somente casais. Algumas das formas mais populares são:

– Na mão direita com a ponta do coração voltada para os dedos: quando se está solteiro e a procura de um amor;
– Na mão direita com a ponta do coração voltada para o punho: se está em um relacionamento;
– Na mão esquerda com a ponta do coração voltada para os dedos: noivado.
– Na mão direita com a ponta do coração voltada para o punho: casado.

No entanto existem muitas variações dessas formas, algumas pessoas, por exemplo, usam na mão esquerda também quando estão em um relacionamento sério ou encontraram o amor de suas vidas.

Aqui na Irlanda é muito comum também os anéis serem usados como alianças de noivado e casamento. Variando os mais diversos materiais e preços, alguns chegam até a custar 2 mil euros!
Outra coisa, mas essa já não tem muito a ver somente com o anel, é que aqui quando se fica noivo, somente a mulher usa a aliança de noivado já na mão esquerda, e depois da cerimônia, ambos passam a usar as alianças de casamento também na mão esquerda. Enquanto no Brasil geralmente já usamos as alianças de casamento na mão direita e depois só são trocadas de mão, né?

4 Comments

  1. Clayci

    January 24, 2018 at 11:02 am

    Que anel lindo! E só de imaginar a história por trás do design aquece o coração.
    SIm, aqui nós usamos o anel de noivado (que já é o do casamento) na mão direita, Adoro conhecer mais sobre a cultura de outros países <3

  2. Nicas

    January 25, 2018 at 2:19 pm

    O ANEL DA BUFFY!!!! risos
    Então, outra história que é tão bonita quanto essa é que a Buffy (ela mesma, a caça vampiros), ganha esse anel do Angel naquele infinita e dolorosissima historia de amor. Mas o deles não era tão bonito porque não tinha a pedra e parecia uma bijuzinha, o seu eu achei muito elegante.

  3. Mônica

    January 27, 2018 at 12:03 am

    Que lindo! Curti demais não só o design, mas também toda a história que existe por trás… certamente é algo muito valioso! Esses significados também são muito fofinhos… diferente de como estamos acostumados né?!

  4. Camila Faria

    March 6, 2018 at 1:57 pm

    Adorei o significado Lari. O anel em si já é super lindinho, mas quando se sabe toda a história por trás, ele fica ainda mais especial. <3

Leave a Reply