Diário, Vida na Irlanda

Os 29 e a tradição do cartão na Irlanda

Então que chegaram os 29 e meu segundo aniversário comemorado aqui na Irlanda. Engraçado que nas épocas mais “tradicionais”, digamos assim, tipo Natal, Dia das Mães, etc eu não sinto tanta falta assim de estar no Brasil, mas o bicho pega no meu aniversário. Eu não sei se é por que meu irmão e minha melhor amiga também fazem aniversário no dia 23 de fevereiro (melhor dia), mas tem também o Carnaval que me deixa com tantas saudades. Daí da saudade do calor, da farra, da festa, de tudo, mas né, a gente sobrevive.

E como as coisas mudam em um ano, não? Se os 28 eu comemorei solteira enchendo a cara numa balada e morando em outra casa, os 29 chegaram bem tranquilos: teve jantar, presentes do namorado, dos sogros, da minha atual família Irlandesa, parabéns em inglês e em irlandês (aliás, cês sabiam que aqui não se bate palmas quando canta Parabéns pra você?). Enfim, foi diferente e foi bom! Teve também minha prova do IELTS que foi dois dias depois, por isso não quis #ficar #louca

Mas eu escrevi tudo isso pois já tem um tempo que queria comentar da tradição dos Irlandeses de ter um cartão pra exatamente todas as ocasiões que se imagina. E as vezes os cartões são mais importantes do que os próprios presentes. E quando eu digo cartão pra tudo, eu não estou exagerando. Tem pras datas mais populares, como aniversários, por exemplo. Mas não só um cartão de aniversário. Tem um cartão de aniversário para meninos. Mas não só para meninos. Tem para meninos se ele estiver celebrando 9 anos, ou 10, ou 18. E cartão de aniversário de casamento e de namoro. E de boa sorte, e de parabéns pelo resultado dos exames, de batizado, crisma, primeira comunhão, de primeira comunhão se você for o padrinho, ou se você for a madrinha também. Quase toda loja aqui tem uma seção de cartões e a variedade é enorme!

Aí as vezes, principalmente pras crianças, pode colocar dinheiro dentro do cartão ao invés de dar o presente em si. E o mais legal: os cartões ficam expostos pela casa algumas semanas após serem recebidos para todos verem. Eu acho isso tão legal e já tenho uma pequena coleção que guardo com muito carinho. Queria que no Brasil a gente tivesse isso também!

5 Comments

  1. Juliana

    March 7, 2017 at 8:06 pm

    No Canadá eles também têm o costume dos cartões. Tanto é que comprei um para os 40 anos de idade – que vem com uma mensagem engraçadinha. Na época fiquei muito encantada pois nunca tinha visto algo do tipo no Brasil.

    Fico muito feliz pela paz que você está vivendo na Irlanda. <3

  2. Laura Nolasco

    March 9, 2017 at 1:04 am

    Parabéns atrasado vale? Parabéns!
    Adorei o texto e fotos… Não consigo imaginar não bater palmas na hora do parabéns! Como funciona isso? Hahahah
    E adorei a coisa dos cartões também. Acho que eu ia adorar se tivesse esse costume/variedade no Brasil tbm
    Beijos!

  3. Tany

    March 22, 2017 at 2:29 am

    Que saudade de vir aqui e que saudade de você! <3
    Amei que tem essa tradição dos cartões que eu nem imaginava. Acho esses atos muito mais bonitos do que um simples parabéns enrolado. Assim, de quem você tem intimidade, sabe? Às vezes a gente quer falar tanta coisa e palavras no papel ajudam muito mais do que ao vivo. Sem contar que fica pra sempre, né? <3

    Feliz aniversário atrasado! Beijo

  4. Vy

    March 31, 2017 at 1:31 am

    Nossa, o tanto que eu rodei atrás de cartão de natal na Inglaterra! Pra uma libriana, era muito difícil escolher um só com TANTAS lojas só disso!!! Mas o mais legal é que eles chamam vovó de “nana”, que é o nome da minha mãe, hahaha, ai eu comprava cartão pra vovós pra ela =P

  5. Claudia Hi

    April 28, 2017 at 12:14 pm

    Ah que tradição mais amor! Eu gosto muito de presentes feito à mão então acho que pra mim o ideal seria receber um cartão com algo escrito pela pessoa rs. Sim, sou exigente.

    E parabéns atrasado Lari. Espero que tenha recebido vários cartõezinhos lindos!

Leave a Reply