Viagens

Oslo og Geilo

A primeira vez que fui pra Oslo foi em setembro/2015 e acabei voltando agora no fim de janeiro. Em setembro também visitei uma outra cidade da Noruega: Geilo, mais ou menos 4 horas de trem, partindo da estação central de Oslo.

O fato é que quase não tenho fotos de lá, e também, Oslo não é uma cidade que me agrada muito, apesar de achar a Noruega maravilhosa e tenho certeza que é um dos países mais belos que existe. Porém, acabei de achar as poucas fotos que fiz de lá, e pensei que seria legal ter um post registrando isso, além de assim ter post de todos os países que já visitei na Europa.

Também não fiz muitas coisas turísticas: visitei a Oslo Opera House e o Aker Brygge; uma parte bem comercial da cidade, onde tem lojas e restaurantes, deck, lighthouse e de lá também saem os barcos para alguns dos Fjords. Além da Akershus Festning, um castelo medieval que foi construído e usado para proteger Oslo da maioria das batalhas e guerras que a cidade participou. Uma loja que amei é a Outland, enoooorme (três andares de pura alegria geek, haha). Na minha segunda visita fui em um cinema incrível de lindo, o Colosseum. Oslo é uma cidade, aos meus olhos, comum. Uma grande Avenida Paulista, sabe? Não tem aquela coisa especial que faz seu coração bater forte. Sim, tudo funciona, é extremamente segura, muita gente fala que é cara, mas comparando à Dublin (odeio fazer isso), não vi muita diferença, não. O principal meio de locomoção da cidade são os trens e metrôs, além dos barcos para conseguir chegar nas diversas ilhas que fazem parte de lá.

Já Geilo (pronuncia-se “Íailo”) é uma vila norueguesa com cerca de 2.300 habitantes. É uma cidadezinha super pequena (nem ônibus vi por lá) e que é mais famosa no inverno pois os turistas vão pra lá esquiar. Como eu fui no verão, não tinha quase nada pra fazer, haha. :/ Mas é linda mesmo assim, com suas montanhas e lagos azuis… Fui em uma espécie de museu a céu aberto super bacana, o Historical museum, que dá pra ver diversas moradias Vikings que foram conservadas até os tempos de hoje!

Enfim, escrevo esse post sem muita empolgação pois tenho esses mixed feelings com a Noruega que espero que um dia passem, haha. É um país lindo, mas que preciso explorar muito mais. O bom é que vôos pra lá, saindo de Dublin, são extremamente baratos, até de outras cias aéreas, como a Norwegian (já que a Ryanair só pousa no aeroporto de Rygge que é um pouco afastado da cidade).

oslo01

oslo04

oslo05

oslo07

oslo06

oslo08

oslo02

oslo03

5 Comments

  1. Nicas

    March 1, 2016 at 1:52 am

    Geilo (pronuncia-se “Íailo”) —> mas eu ia me foder TANTO
    O que dizer de um lugar que o bode tem uma barba que tá mais bem escovada que meu cabelo?!

    1. BA MORETTI

      March 2, 2016 at 5:36 pm

      tava aqui encarando essas casinhas meio agoniada porque parece que vão cair até ler esse comentário da nicas e me identificar demais. se eu dependesse da pronúncia das coisas escritas pra esses lados acho que eu passaria fome.

  2. KARINE

    March 2, 2016 at 5:00 pm

    Coisa linda essa Noruega, é um dos países que mais quero conhecer.
    E essas suas fotos tem nem muito o que dizer: lindas demaisss.

  3. Flávia Donohoe

    March 3, 2016 at 10:56 pm

    Ainda não fui à Noruega, mas tenho muita vontade de conhecer. Essa vila que você descreveu parece muito com a vila onde eu moro, eu chamo aqui carinhosamente de roça, ahaha, mesmo assim adoro morar aqui! As fotos ficaram bem inspiradoras =) Essas casas das últimas fotos são habitáveis, ou é o museu? beijoca =)

  4. Thayse Stein

    March 4, 2016 at 3:43 pm

    Que amor de lugar, as fotos ficaram tão lindas <3 Que engraçado isso de tu não gostar de Oslo, mas achei bem sincero da sua parte compartilhar isso e "não desistir" da Noruega, mesmo assim, porque realmente tem lugares incríveis por lá (ou assim aparentam). Tenho um amigo que foi pra Tromso, que é bem pequena e bem ao norte, a aurora boreal de lá é demais.

    Beijos

Leave a Reply