Mochilão - América do Sul, Viagens

Peru: Machu Picchu e Aguas Calientes

Gente, vou pular o Vale Sagrado dos Incas e juntar as fotos dele com outras ruínas, se não ficariam muitos posts, e eu também estou mais empolgada pra falar de Machu Picchu agora, haha.

Pra chegar em Machu Picchu é preciso pegar um trem na estação de Ollantaytambo. Só dá pra chegar assim ou fazendo a Trilha Inca, não existe como ir de carro ou ônibus. Já dá pra ter uma ideia que é tipo uma “máfia”, só tem trem, então eles são bem caros! A linha de trem é a mesma, mas acho que têm umas três empresas fazem o trajeto, a gente foi de Inca Rail, e acho que ficou $150 dólares ida e volta pra cada (sim, dólares, mais caro que os vôos que pegamos na Bolívia, vai vendo).

É legal comprar as passagens de trem assim que possível, pois os lugares esgotam rapidinho, e os trens começam a sair de Ollantaytambo à partir das 7h da manhã e vão até 19h da noite. Nós decidimos pernoitar em Aguas Calientes pois assim conseguiríamos chegar em Machu Picchu bem cedinho, mas também é possível ir e voltar no mesmo dia, então no nosso caso, as agências te levam pra conhecer o Vale Sagrado e depois você já pega o trem pra Machu Picchu. O ruim de ir e voltar no mesmo dia, é que se tem menos tempo pra curtir Machu Picchu e você já chega lá com tudo lotado.

Gente, a viagem é magnífica, parece que você está dentro dos filmes do Senhor dos Anéis, haha! No trem também tem lanchinhos naturais, chás e sucos. O que pegamos, o teto era de vidro.

machupicchu01

machupicchu02

machupicchu03

machupicchu04

machupicchu05

machupicchu06

machupicchu07

machupicchu08

machupicchu09

machupicchu10

machupicchu11

Chegamos em Aguas Calientes por volta das 19h da noite, e já tinha uma moça do hostel nos esperando na estação. Aguas Calientes é um ovo, serve só de passagem para Machu Picchu MESMO, só tem coisas para turistas: hotéis, restaurantes e lojas, mas é bem bonitinha. Chegamos no hostel e um outro funcionário da agência nos disse como funcionava tudo, que horas o guia ia nos encontrar em Machu Picchu, etc. Saímos pra comer e tal, e depois fomos dormir mais ou menos cedo. O problema é que nosso quarto ficava bem na área social do hostel e tinha um grupo de americanos/ australianos sei lá o que muito folgados, falando alto e tudo, e tipo já era 10h da noite! Eu fiquei muito nervosa e dei um soquinho na porta do quarto pra ver se eles se tocavam, mas eles acharam engraçado e passaram a fazer mais barulho ainda! Daí eu desci e pedi pro cara do hostel trocar a gente de quarto ou pedir para o grupo fazer silêncio e ele simplesmente me disse “espera eles irem dormir”, nossa, sei lá da onde saiu meu espanhol, só sei que falei tanto pro cara, que ele me deu uma chave rapidinho, HAHAHA.

Acordamos umas 5h da manhã e saímos pra pegar a van até Machu Picchu. Essa van sai sempre que está cheia, de manhãzinha já tinha uma fila considerável, é uma meia hora de subida de van e acho que custa $10 cada subida ou descida. O ingresso de Machu Picchu vale pro dia todo, então você pode entrar e sair quantas vezes quiser pra comer e etc, o problema é que só tem um restaurante lá em cima e ela é super caro, lógico. Então, de repente compensa pegar a van e voltar pra cidade. Nós ficamos com preguiça e levamos algumas coisas pra comer na mochila, além de comer um lanche na lanchonete de lá mesmo.

Machu Picchu não é um dos lugares que eu estava mais empolgada pra conhecer, mas, quando você entra no complexo e dá de cara com aquela cidade, com as montanhas, nossa, é inexplicável. É tão grandioso e perfeito, e você percebe como é tão pequeno nesse mundo tão enorme! Como tem tanta coisa pra ver e fazer, além da nossa vidinha e rotina de todos os dias. Só assim pra explicar o que é Machu Picchu.

Chegamos e conseguimos tirar algumas fotos sem muita gente por perto. Queria ter subido a Huayna Picchu, mas é preciso comprar o ingresso com meses de antecedência (só sobem 200 pessoas por dia), e aconteceram uns imprevistos que o mochilão todo só estava de pé mesmo, uma semana antes de embarcar, aí não rolou. :/ Pegamos um dia meeeeeeeega nublado, em algumas fotos a Huayna Picchu nem aparece! Mais tarde abriu um solzinho bem tímido, mas acho que tudo estava lindo mesmo assim, as nuvens tão pertinho da gente. <3 Dizem que Machu Picchu está “afundando” devido ao número de visitantes diários. Daqui pouquíssimo tempo só será possível entrar 800 visitantes por dia, e cada visitante só poderá ficar duas horas. Por exemplo, agora já não é mais possível caminhar por diversos lugares lá :/

Pegamos um guia super legal e foram duas horas andando e absorvendo a história do lugar. Já disse em outro post e repito aqui: vale muito a pena fazer os passeios com guia. Depois aproveitamos o resto do dia pra descansar e aproveitar esse lugar tão maravilhoso.

Eu achei que nessa viagem iria tirar milhares de fotos, mas certas vezes eu fotografava, olhava pra câmera e não representava nem metade do que é estar ao vivo num lugar desses, acho que isso define bem o que foi Machu Picchu pra mim. Poderia falar mil coisas sobre o lugar aqui, mas só estando lá pra saber e sentir de verdade!

machupicchu12

machupicchu13

machupicchu14

machupicchu15

machupicchu16

machupicchu17

machupicchu18

machupicchu19

machupicchu20

machupicchu21

machupicchu22

machupicchu23

machupicchu24

machupicchu25

machupicchu26

machupicchu27

machupicchu28

machupicchu29

machupicchu30

6 Comments

  1. http://instagram.com

    August 17, 2014 at 9:59 am

    Hello my loved one! I wish to say that this post is amazing, nice written and come with approximately all vital infos.
    I would like to peer extra posts like this .

  2. Juliana Borges

    August 19, 2014 at 12:27 am

    sabe quando te bate uma vontade de conhecer um lugar? então…

  3. BA MORETTI

    August 20, 2014 at 11:29 pm

    ai que sonho conhecer machu picchu :)
    tudo lindo!

  4. Raquel Arellano

    August 28, 2014 at 8:18 pm

    Suas fotos estão lindas! Amei entrar aqui e ver tudo grandão! Mesmo com as nuvens, vocês conseguiram captar a essência desse parque tão maravilhoso! <3 É de tremer as pernas de tão incrível!

Leave a Reply